Para quem acha que um pouquinho de ar no amortecedor não faz diferença, um grau a mais na cambagem faz diferença? Mola mais dura ou mais mole faz diferença?....... Curtam o vídeo que o cara fez com uma camera presa a um T4 com bolha transparente.
Vídeo pescado da www.fsmodelsport.com.
domingo, 28 de abril de 2013
quarta-feira, 24 de abril de 2013
Chique no úrtimo, pilotos da CAAR saindo no site da XRAY. Parabéns Jambo!
http://www.teamxray.com
http://www.teamxray.com
|
segunda-feira, 22 de abril de 2013
Matéria copiada da www.fsmodelsport.com.
Parabéns a todos os participantes que deram o brilho ao evento.
Parabéns a todos os participantes que deram o brilho ao evento.
Os 3 primeiros - 2º Woller, 1º Saliney e 3º Adriano |
Neste final de semana foi realizada a 2ª etapa do Campeonato Paranaense da categoria Super Stock e o principal destaque foi o tempo que durante toda a semana estava com sol e sem possibilidade de chuva.
O destaque continuou sendo o tempo, mas desta vez os tempos de voltas pois praticamente todos os pilotos andaram na casa dos 13 segundos o que deixou a disputa ainda mais acirrada. Não foi raro disputa entre 3 ou 4 pilotos por uma mesma posição.
Após chover na primeira etapa, finalmente conseguimos testar o novo modelo de redistribuição dos heats o que acabou se
mostrando muito bom. No heat A sempre correram os melhores classificados no geral da etapa e no heat B do 9º em diante.
E o destaque continua sendo o tempo, com todos os fatores favoráveis o recorde da pista que já durava algum tempo foi batido nessa etapa por Flávio Salinet baixando de 13.491 para 13.444, foi nos centésimos.
Porém o piloto mais comentado por todos foi Miguel Woller que andou muito bem com seu XRAY T3 2012 e fez um excelente 2º lugar na etapa. Miguel com certeza mostrou que é um piloto que
precisa ser observado pois oferece perigo agora :).
Outro piloto que andou bem foi Adriano Ferro que estreou seu XRAY T4 e chegou em 3º lugar. Adriano disse que o T4 é muito bom, muito fácil de pilotar e que pela primeira fez havia feito 40 voltas. É isso aí Adriano, agora é chegar nas 41 e assim por diante.
Um fator estranho foi o comportamento da pista que em um mesmo ponto tinha grip demais ou grip de menos em questão de centímetros. O excesso de grip na pista toda levou a queima de 4 motores durante a etapa e isso com certeza será revisto pela organização. Já estamos estudando quanto a preparação da pista antes da corrida.
Nesta etapa tivemos 17 pilotos inscritos com estreia de Alberto Assef e Lucas Baruffi e esperamos mais e mais pilotos a cada etapa. Para a FS MODELSPOR MZ, esta etapa foi muito gratificante pois dos TOP 10, 8 carros eram XRAY e destes, os TOP 6 foram XRAY sendo 5 XRAY T4. Vejam abaixo a tabela final da etapa.
Todo o resultado da etapa se encontra na tabela na coluna da direita, clique no banner do campeonato e baixe a tabela completa com resultados de heats, etapas e campeonato além de poder ver qual chassis cada piloto está usando. Brinque a vontade com a tabela em casa. Na mesma coluna tem parcial do campeonato com descarte, datas das próximas etapas e o regulamento que é bom ser lido pois já tem alguns novos adendos.
Fica aqui o nosso agradecimento a diretoria da CAAR, principalmente ao presidente Nilton Ohta que como sempre foi de muita ajuda e sempre proativo. Valeu Ohta, um dos melhores presidentes que a CAAR já te
Nos vemos na próxima em maio.
Fotos: Nilton Ohta - baixe todas as fotos aqui se quiser.
terça-feira, 16 de abril de 2013
Copa Integração - mais um sucesso de público, emoções e divertimento!
Foto oficial dos participantes das três categorias
E não há de ver que a Previsão do Tempo acertou! O domingo amanheceu nublado e frio, com uma garoa fina pela manhã bem cedo. Chegamos, Nélio e eu, na pista da Fazenda Thalia lá pelas 08:30 horas e já encontramos vários pilotos se preparando e o Marcel adoçando a pista. Logo começaram a chegar o restante do pessoal e o sol começou a dar o ar de sua graça. Antes dos início das tomadas de tempo o sol já havia aquecido a pista e estava perfeita para as disputas.
Os pilotos prestigiaram a Copa e a 2ª etapa do Paranaense 1/10 200mm comparecendo 12 pilotos na GT, 10 pilotos na 1/10 e 5 pilotos na 1/8 Protótipo. Os pilotos Kiddy Silva e Márcio Cichella participaram de duas categorias: 1/10 e 1/8 Protótipo.
As tomadas de tempo começaram perto das 11:00 horas e a pole position da GT ficou com (adivinhem quem?) Gustavo Lagos, da 1/8 Protótipo com o Bráulio e na 1/10 a pole ficou com o William Capitelli. Capitelli e Gustavo Lagos levaram a pole e suas etapas respectivas.
COMO FOI A GT
Na GT a disputa era saber quem ficaria com o segundo lugar pois o primeiro já tinha dono: Gustavo Lagos, o papa-copas! Mas desta vez o Marcel ofereceu alguma resistência ao Guga e tivemos alguns pegas entre os dois que deixaram os outros pilotos com esperanças de que algo poderia acontecer e o Guga não levasse o troféu. Mas o danado é bom demais na boléia! Ele me ultrapassou não sei quantas vezes e por espaços que eu não imaginava ser possível e muito menos naquele momento!
Tivemos alguns pegas bonitos entre o Nélio e Dalcol que no final disputaram o terceiro lugar empatados em pontos, sendo o desempate pela melhor posição do Dalcol na classificatória. Nesta copa tivemos a estréia do Guto Moraes que já na estréia levou o segundo lugar geral, classificando-se em quarto na primeira bateria e em segundo na segunda bateria. Outro que surpreendeu foi o Nélio que evoluiu muito na pilotagem e disputou o terceiro lugar com o Dalcol. Boa a reestréia do Nigel Mansel (Dalcol) após retificar sua máquina humana.
Dois pilotos que não tiveram sorte, menos sorte até do que eu, foram o Rodrigo Koehler e o Marcos Ganz que estavam retornando as provas da GT após mais de um ano de ausência. Os dois carros tiveram problemas e o Marcos Ganz só conseguiu dar 10 voltas na primeira bateria e o Rodrigo só 20 voltas na segunda bateria. Melhor sorte aos dois nas próximas etapas.
Nosso campeão de 2012, Luke Quintino, não está tendo sorte nestas copas e até agora não abocanhou nenhum troféu. Melhor sorte também ao Luke!
Ao final do dia de competições o campeão foi Gustavo Lagos com todos os méritos de sempre. Em primeiro lugar entre os demais pilotos ficou o Guto Moraes na sua corrida de estréia e em segundo lugar ficou o Carlos Dalcol em sua reestreia. Brincadeira a parte foi como sempre uma aula de pilotagem do Guga e muita disputa na pista.
COMO FOI A 1/10
Na 1/10 não havia um piloto destaque, haviam vários pilotos de alto nível e que iriam tornar a disputa emocionante. Afinal de contas tínhamos feras como Edson Lima, campeão brasileiro master, William Capitelli, Kiddy Silva (que dormiu demais e chegou quase na hora da largada), Otávio Langowski e Rodrigo Veiga. Só aí já completamos metade do grid.
Nas tomadas de tempo já deu para sentir que o carro do Capitelli estava muito rápido e ele, apesar de não ter ido bem na primeira classificatória, ficou com a pole na largada. Na final largou na frente e não deu chance para ninguém ultrapassa-lo, o carro dele (preparado pelo Nilton Ohta) estava "no chão" e o Capitelli não cometeu erros, não deu chance para o azar. Com este desempenho os demais correram atraz do segundo lugar e parecia que este seria do Edson Lima, até que o carro começou a perder sinal por um problema na extensão do pack. A partir da desistência do Edson quem correu atras do Coelhopitelli foi o Kiddy "Soneca" Silva. A prova terminou com William Capitelli em primeiro lugar, Kiddy Silva em segundo, três volta atraz e Rodrigo Veiga em terceiro lugar com quatro voltas atras do Kiddy. Nesta etapa tivemos a estréia do Carlos Eleutério que completou a prova terminando em oitavo lugar. Outro estreante foi o Thalles Andrade que não teve sorte e abandonou com 39 voltas.
O balanço da prova foi excelente com muita disputa, camaradagem e adrenalina.
COMO FOI A 1/8 PROTÓTIPO
O dia começou com apenas três pilotos inscritos o que desanimava a disputa e os participantes da categoria. Mas com a chegada do Alexandre Hirata e do Kiddy Silva foi formado o grid de cinco carros. Na classificatória o Bráulio Junior ficou com a pole seguido do Daniel Saez e do Márcio Cichella que teve problemas.
Na primeira bateria já deu para ver que seria difícil tirar o troféu do Alexandre Hirata. Largou em quarto e já no miolo estava na frente e abrindo do segundo colocado Kiddy Silva. Bráulio não conseguiu manter a pole e perdeu a segunda posição para o Kiddy. Alexandre Hirata terminou com 7 voltas a frente do Kiddy.
A segunda bateria praticamente não existiu pois após nove voltas só estavam na pista Alexandre e Bráulio e ainda por cima com problemas no sensor do carro do Bráulio. Assim o que valeu foi a primeira bateria com o show de pilotagem agressiva do Alexandre Hirata e o carro, preparado pelo Wagner, aguentou o tranco. Só ficou a dúvida se teria pneu se a segunda bateria fosse pra valer.
Assim o terceiro lugar ficou com o Bráulio Junior, o segundo com o Kiddy e o campeão com todos os méritos foi o Alexandre Hirata, o Japonês Voador.
Assim encerramos mais um dia de competições com todos cansados mas satisfeitos com as disputas, quebras e até com as decepções, pois tudo faz parte deste emocionante esporte/hobby que praticamos.
Carro do William Capitelli
O Campeão da GT - Gustavo Lagos, o Papa-Copas
O estreante e Segundo Colocado na GT - Guto Moraes
O Terceiro Colocado na GT - Carlos Dalcol
O Campeão da 1/8 Protótipo - Alexandre Hirata
O Segundo Colocado na 1/8 Protótipo - Bráulio Junior
O Terceiro Colocado na 1/8 Protótipo - Kiddy Silva
Campeão da 1/10 200mm - William Capitelli
Segundo Colocado da 1/10 200mm - Kiddy Silva
Assinar:
Postagens (Atom)