REGULAMENTO CURITIBANO/PARANAENSE 2017 - 1/10 NITRO

Campeonato Paranaense e Curitibano Automodelismo
Turismo escala 1/10 On road 2017

Regulamento

S U M Á R I O
01 – Objetivo
02 – Calendário e local das provas
03 – Cronograma
04 – Inscrições e uso da pista para treino
05 – Procedimentos para as Tomadas de tempo, Semifinais e Finais
06 – Gandulagem
07 – Pontuação
08 – Vistoria técnica
09 – Situação de chuva
10 – Pane no Sistema de Cronometragem
11 – Procedimentos dos mecânicos nos boxes
12 – Penalizações
13 – Protesto
14 – Premiação


1. Objetivo:
O objetivo deste regulamento é estabelecer as regras para a realização do Campeonato Curitibano e do Campeonato Paranaense de automodelismo, categoria Turismo, escala 1/10, com motores à combustão para ano de 2017. As hipóteses não previstas neste regulamento serão decididas pelo Diretor de Prova e/ou pela Comissão Técnica. Esperamos que com esse regulamento, todos possam ter as mesmas condições de competitividade, privilegiando deste modo, os melhores pilotos, mecânicos e equipes.

2. Calendário e local das provas:
CAMPEONATO CURITIBANO
1ª etapa – 19 de março – THALIA
2ª etapa – 25 de junho - CAAR – protótipo.
Reserva - 23 de julho – mesmo local da etapa cancelada.
CAMPEONATO PARANAENSE
1ª etapa – 27 de agosto – THALIA - prototipo
2ª etapa – 29 de outubro – CAAR
Reserva - 19 de novembro – mesmo local da etapa cancelada.
     2.1 Não teremos descartes de provas dos campeonatos.

3. Cronograma:
O Cronograma de prova contendo as atividades e horários, será estabelecido e fixado pelo Diretor de prova no sábado do evento e basicamente; terá o dia do sábado reservado para treinos livres e o domingo para a realização das tomadas de tempo, semifinais e finais. O Diretor de prova pode promover a alteração do cronograma se julgar necessário, a qualquer momento, para o bom andamento do evento.

4. Inscrições e uso da pista para treino:
As inscrições terão caráter decisivo na realização ou não de cada etapa. Elas poderão ser realizadas no domingo do evento, antes do início das tomadas de tempo.
O valor de cada inscrição será de R$ 80,00 para sócios da CAAR, quando com suas mensalidades em dia, e de R$ 120,00 para não sócios, ou sócios com as mensalidades em atraso.
O valor da inscrição não será devolvido caso o piloto tenha algum problema e não consiga participar das tomadas de tempo.
Se por qualquer eventualidade (climática ou não prevista), o Diretor de prova e ou a Comissão Organizadora decidir pelo cancelamento antes do início das tomadas de tempo, a Comissão decidirá também se as inscrições poderão valer para a próxima etapa, ou o valor pode ser devolvido para o piloto.
No sábado e domingo de realização da etapa, os pilotos participantes estão isentos de pagarem a taxa de utilização da pista. É proibido o uso da pista, durante o sábado e domingo da competição, para pilotos que não forem participar da etapa.
As atividades dos pilotos e mecânicos só poderão iniciar-se a partir das
08h00min e poderão estender-se, no máximo, até as 18h00min.
Durante os treinos de sábado os organizadores e ou dirigentes poderão determinar por tempo, a divisão das categorias para uso da pista.
Cada piloto só poderá utilizar um carro durante a etapa. O carro só poderá ser trocado por outro mediante análise e autorização do Diretor de Prova. Neste caso o carro danificado ficará retido na área de vistoria até o final da etapa.

5. Procedimentos para Tomada de tempo, Semifinais e Finais:
    5.1 Tomadas de tempo:
Antes do início da tomada de tempo a pista ficará aberta por 03 minutos, somente para os integrantes do hit, a título de aquecimento. A tomada de tempo terá duração de 10 minutos. Havendo até 12 pilotos inscritos, será realizada a tomada de tempo. Se o número de pilotos inscritos for superior a 12, o Diretor de Prova irá estabelecer o número de pilotos por tomada de tempo, nunca excedendo a 12 pilotos, sendo uma tomada de tempo por piloto.
Para fins de definição das posições de largada nas semifinais ou primeira final, será considerada a melhor volta de cada piloto na tomada de tempo que participar. Em caso de empate, o critério de desempate será aquele piloto que fez o melhor tempo antes. A ordem de largada para as tomadas de tempo será a ordem de inscrição. Os pilotos serão chamados nominalmente pelo Diretor de Prova e devem largar dos boxes. Antes das tomadas de tempo os automodelos(chassis) e o jogo de pneus 1(um) apenas que será usado durante as finais, devem passar por lacração pelo Diretor de Prova. Para as tomadas de tempo os pneus serão de uso livre.
    5.2 Semifinais:
Se o número de pilotos inscritos for superior a 12, deverão ocorrer semifinais. As semifinais terão duração de 20 minutos e os pilotos serão divididos em grupos de, no máximo, 10 pilotos. Antes do início de cada semifinal a pista ficará aberta por 03 minutos, somente para os integrantes do hit, a título de aquecimento. Para a formação do grupo A será utilizado o critério de classificação impar nas tomadas de tempo (1º, 3º, 5º, ...). O grupo B será formado pelos pilotos com classificação par (2º, 4º, 6º, ...). O grid de classificação para as finais será formado pelos 3 primeiros colocados em cada grupo, e as 06 posições restantes serão ocupadas pelos pilotos que fizerem o maior número de voltas entre os dois grupos.
A ordem de largada para a primeira final será formado da seguinte maneira:
1º lugar – 1º colocado no grupo A
2º lugar – 1º colocado no grupo B
3º lugar – 2º colocado no grupo A
4º lugar – 2º colocado no grupo B
5º lugar – 3º colocado no grupo A
6º lugar – 3º colocado no grupo B
7º ao 12º lugar – ordem de classificação por maior número de voltas nos
grupos A e B
    5.3 Finais:
Antes do início de cada final a pista ficará aberta por 03 minutos, somente para os integrantes do hit, a título de aquecimento.
As provas finais, em número de 2, terão duração de 25 minutos cada uma. As posições de largada para a primeira final serão as posições da tomada de tempo, ou as classificações após as semifinais, quando houver.
Para a segunda final, as posições de largada serão na ordem inversa das posições de chegada na primeira final.
Em cada final os pilotos receberão a seguinte pontuação:
1º lugar – 12 pontos
2º lugar – 11 pontos
...
12º lugar – 01 ponto
A classificação final da etapa será obtida pela soma das pontuações em
cada final. Será declarado campeão da etapa aquele piloto que somar o
maior número de pontos nas 2 finais, sem descarte.
Em caso de empate entre dois ou mais competidores, pelo número de pontos, a decisão será favorável àquele competidor com melhor índice técnico entre as duas finais, ou seja, aquele que fez mais voltas em menos tempo entre as duas finais. Persistindo o empate será vencedor o que fez melhor tempo na tomada de tempo.
    5.4 Procedimentos de corrida:
        5.4.1 Posição no Palanque e Boxes:
A posição no palanque será de livre escolha por parte dos pilotos ou o Diretor de Prova chamará os pilotos nominalmente pela ordem de inscrição (para as tomadas de tempo), ou pela ordem de classificação (para as semifinais ou finais) para que cada um escolha a sua posição no palanque.
Os mecânicos deverão se posicionar diretamente abaixo da posição escolhida por seus pilotos. Só será permitido 01 mecânico por piloto.
        5.4.2 Frequências de Rádio:
Cada piloto deverá ter, obrigatoriamente tecnologia, (DSM) 2.4 GHz.
        5.4.3 Sensores:
Todos os pilotos utilizarão obrigatoriamente sensores próprios do tipo Personal Sensor AMB e o funcionamento correto é de sua única responsabilidade.
        5.4.4 Largada:
Nas provas semifinais e finais, o Diretor de Prova fará uma contagem regressiva iniciada em 10 e ao chegar em 4 o ele chamará “carros no chão”, os carros deverão ser colocados no chão pelos mecânicos e estes deverão se afastar para fora da área de passagem dos carros. Os pilotos aguardarão o “start” do Diretor de Prova nos próximos segundos para a largada. Os carros largarão da pista no estilo Le Mans, na ordem definida nas tomadas de tempo ou nas semifinais. Fica terminantemente proibido levar o equipamento de start para o grid de largada.
O reabastecimento do carro deve ser feito fora da pista.
Se o motor do carro desligar durante a contagem regressiva, o piloto deverá largar dos boxes, aguardando o último colocado do grid passar para retornar ao Box.
        5.4.5 Solicitação de Tempo:
Poderá ser solicitado apenas um pedido de tempo de 10 minutos antes das semifinais ou finais, para reparo de equipamento. Durante este período a pista ficará fechada. Este tempo deverá ser solicitado antes do alinhamento dos carros no grid de largada (dentro dos 3 minutos de aquecimento de pneus, antes do início da contagem). O piloto que fizer a solicitação de tempo deverá largar na última posição do grid e a sua posição original de largada ficará vaga. Na impossibilidade, deverá ele deverá largar do box, após a passagem de todos os pilotos. Será dado um novo tempo de aquecimento de 3 minutos para todos os carros, após o final do tempo do pedido de tempo.
        5.4.6 Término das Tomadas de tempo, Semi-finais e Finais:
Assim que o Diretor de Prova determinar o final da tomada de tempo ou das provas, nenhum mecânico poderá ter acesso ao carro. Nenhum carro entrará nos boxes, devendo o piloto pará-lo no grid de largada, onde a Comissão Técnica recolherá todos os carros para realizar a vistoria técnica.
O piloto que por algum motivo abandonar a prova antes do final deve levar seu carro para vistoria assim que abandonar a prova, ou será desclassificado.
Todos os carros devem aguardar a liberação pelo Diretor de Prova ou Inspetor Técnico. O piloto que retirar o carro antes da liberação será desclassificado da tomada de tempo ou prova.

6. Gandulagem:
Os pilotos que não estiverem participando da tomada de tempo, semifinais ou finais deverão atuar como gandulas, mediante chamada nominal do Diretor de Prova. Os pilotos podem ser substituídos por seus mecânicos, ou por outra pessoa de sua equipe, que tenha conhecimento dos procedimentos de corrida e princípios de funcionamento dos automodelos. O não comparecimento como gandula implicará na desclassificação do piloto.

7. Pontuação:
Cada piloto que estiver inscrito, somará pontos a cada etapa e ao final do Campeonato, será declarado Campeão aquele piloto que tiver o maior número de pontos, no 1º semestre CAMPEÃO CURITIBANO e no 2º semestre CAMPEÃO PARANAENSE.
A pontuação ao final de cada etapa será a seguinte:
1º lugar – 50 pontos
2º lugar – 49 pontos
3º lugar – 48 pontos
4º lugar – 47 pontos
5º lugar – 46 pontos
6º lugar – 44 pontos
7º lugar – 42 pontos
8º lugar – 40 pontos
9º lugar – 38 pontos
10º lugar – 36 pontos
11º lugar – 34 pontos
12º lugar – 32 pontos
A partir do 13º lugar, menos 2 pontos para cada posição.
O piloto que estiver inscrito e não comparecer receberá a pontuação do último colocado menos 2 pontos. No caso de 02 ou mais pilotos inscritos e não participantes da prova, estes receberão a classificação pela ordem de inscrição.
O piloto que largar na pole position na primeira final receberá mais 1 ponto na pontuação final.
Não haverá nenhum tipo de descarte.
No caso de empate entre pilotos na pontuação final do campeonato o critério de desempate será pela ordem: maior quantidade de vitórias; maior quantidade de poles; maior quantidade de 2º lugares, maior quantidade de 3º lugares, e, finalmente se continuar o empate, pelo índice técnico de voltas, ou seja, o maior numero de voltas somadas em todo campeonato, contando os 4(quatro)heats, persistindo o empate será considerado vencedor o que somar o maior numero de voltas e menos tempo nos 4(quatro)heats do campeonato.

8. Vistoria técnica:
Todos os carros deverão ir para vistoria técnica pelo Inspetor Técnico (indicado no dia da prova pela Comissão Técnica).
O Regulamento Técnico utilizado como referência para a vistoria é o regulamento do Brasileiro de 1/10 GP, divulgado pela FEBARC.
E, ainda;
O peso do automodelo sem combustível será de 1.650 gramas.
Só poderá ser usado 01(um) jogo de pneus(espuma ou borracha) para as 2(duas) finais.
Caso o piloto tenha 1(um) pneu rasgado ou roda quebrada na 1º final, comprovando ao diretor de prova em seguida ao termino da 1º final e que esteja sem qualquer condição de uso, poderá trocá-lo, após passar por fiscalização do diretor de prova, o qual deve lacrar a nova roda/pneu.
No término das tomadas de tempo, semifinais ou finais nenhum piloto poderá entrar nos boxes com o seu carro, devendo parar no grid de largada, onde somente o Diretor de Prova, a comissão técnica ou o Inspetor Técnico terá acesso aos carros.
O piloto deve colocar seu carro em condições de ser fiscalizado/vistoriado (com o tanque vazio e o sistema elétrico desligado) e pode acompanhar a vistoria técnica, sem interferir no trabalho do Inspetor Técnico.
O carro que não passar pela vistoria técnica está automaticamente desclassificado da etapa. A comissão poderá optar por realizar, ou não, a vistoria técnica em uma ou mais etapas. Os procedimentos utilizados durante a vistoria poderão abordar todos, alguns ou um tópico do regulamento técnico. Se um tópico não for verificado no momento da vistoria e algum dos pilotos desejarem que seja vistoriado, este piloto deverá utilizar o procedimento de “protesto” para garantir a avaliação.
Não será realizada vistoria técnica obrigatória no início das atividades, porém os equipamentos utilizados para esta finalidade estarão à disposição de todos para uma prévia em seus carros. É responsabilidade exclusiva do piloto estar com seu carro dentro das especificações técnicas.
A direção de prova também poderá realizar vistorias técnicas dirigidas a qualquer carro quando ocorrer significativa discrepância dos tempos comparados entre pilotos do mesmo nível, com as mesmas consequências anteriormente descritas.
No decorrer do evento, caso a Comissão Técnica solicite a vistoria técnica dos componentes internos do motor, o piloto poderá optar que seja feita a vistoria do motor imediatamente ou que ela seja realizada no final do evento, este será lacrado e o piloto devera apresentá-lo no final do evento para verificação.
Se o piloto deixar de apresentar o motor e/ou houver o rompimento do lacre, o piloto estará automaticamente desclassificado da prova.
Após ter o motor lacrado o piloto decidir trocar de motor, o motor lacrado deverá ser encaminhado para a Vistoria Técnica e ficará em parque fechado até o final do evento.

9. Situação de chuva:
Em situações de chuva, uma prova é considerada completa somente se for realizada uma das provas finais na sua totalidade de duração (25 minutos).
No caso de nenhuma das provas finais terminar, e as tomadas do tempo ou semifinais tiverem sido concluídas, a pontuação recebida pelos pilotos será a da tomada de tempos ou das semifinais.
Caso ocorra chuva antes do início das atividades, ficará a cargo do Diretor de Prova aguardar o tempo que julgar necessário para, se for o caso, dar a prova como encerrada, incompleta, transferida ou cancelada.
Deverá ser aguardado o horário limite de 13h00min para declarar a prova incompleta ou 11h30min para prova cancelada/transferida.
Persistindo a chuva, a prova será cancelada e transferida para a próxima data reserva. Se a data reserva já estiver sendo utilizada, a etapa será cancelada.
Caso ocorra chuva durante a competição, caberá ao Diretor de Prova a observância das condições de pista para a decisão de interromper a corrida.

10. Pane no Sistema de Cronometragem:
Serão adotados os mesmos procedimentos para o caso de chuva.
Caberá à Organização da Prova a decisão final em caso de dúvidas. Em todas as situações em que ocorrer a interrupção por motivos de pane no sistema de cronometragem, seja na tomada de tempo, nas semifinais ou finais, os carros ficarão em parque fechado, até a liberação por parte do Diretor de Prova para reinicio das atividades.
Em todas as situações de pane no sistema de cronometragem a prova será considerada finalizada se ao menos 75% do tempo de prova já tiver transcorrido. Se este percentual não tiver sido atingido, a prova será considerada incompleta.

11. Procedimentos dos mecânicos nos boxes:
Todos os participantes deverão comportar-se de maneira cordial, desportiva e ética, não sendo permitidos palavrões, ofensas gerais ou pessoais e interferências no andamento da competição. Os mecânicos deverão se posicionar nos boxes correspondentes ao do piloto no palanque. Os pilotos deverão parar os carros no boxe em frente ao seu mecânico. Os mecânicos somente poderão receber os carros dos gandulas para reparos nas laterais dos boxes ou em área determinada pela organização da prova.
Os mecânicos deverão recolocar os carros na pista de rolagem com a máxima atenção em relação a outros carros que possam estar entrando ou saindo dos boxes, de forma a evitar acidentes ou obstruir estes carros. Os mecânicos deverão abastecer o carro fora da área da pista e da área de rolagem do box. Não é permitido o abastecimento sobre a mureta de proteção. Caso ocorra derramamento de combustível sobre a pista, os mecânicos devem fazer a limpeza deste combustível imediatamente após a liberação do carro.
Ao final de cada etapa os mecânicos devem deixar a área dos boxes limpa e sem nenhum dos seus equipamentos e ferramentas. Os mecânicos devem entregar o carro e acompanhar a vistoria, caso solicitado pelo inspetor, no final de cada etapa.

12. Penalizações:
Serão aplicadas, pelo Diretor de Prova, aos pilotos ou membros de sua equipe quando do não cumprimento do regulamento.
Salvo as penalizações previstas que não cabem recurso, as demais caberão recurso por escrito dirigido à Organização, resguardando assim o princípio da ampla defesa.
As penalizações serão divididas em:
    12.1 Advertência Verbal ou Drive Thru ( A critério do Diretor de Prova)
– O Diretor de Prova comunicará a penalização da seguinte forma:
Piloto XXXX, você esta sendo penalizado com drive thru por ……………
Enquadra-se nessa categoria de penalização os casos que não interfiram no desempenho dos pilotos adversários, como: obstruir, sem insistência, a passagem de piloto mais rápido; tocar em um carro adversário de maneira brusca, sem que o mesmo perca sua posição; ou entrar no box em velocidade exagerada.
   12.2 Stop and Go – O Diretor de Prova comunicará a penalização da seguinte forma:
Piloto XXXX, “Stop and Go”, você está sendo penalizado por XXXXXXXX.
Enquadra-se nessa categoria de penalização os casos que interfiram no desempenho dos pilotos adversários, no caso de já ter recebido uma advertência verbal durante a mesma corrida, ou em faltas consideradas graves, como:
Piloto retardatário obstruir, com insistência, a passagem de piloto mais rápido;
Usar termos de baixo calão (tanto o piloto quanto integrante de sua equipe);
Tocar um carro adversário de maneira brusca, acarretando a perda de posição do outro piloto;
Falta de condições técnicas do equipamento e/ou pilotagem de forma a causar prejuízos (acidentes graves) aos demais pilotos;
Queima de largada (qualquer movimentação do carro antes da autorização de largada);
O piloto/mecânico que for flagrado pelos fiscais de Box ou Diretor de Provas resfriando o motor de seu carro com combustível, álcool ou qualquer outro produto para tentar ligá-lo;
Obstruir o fluxo nos boxes;
Parar os carros com os pés;
Pilotar de forma que interfira no resultado da corrida.
Para cumprir o “drive thru” o piloto deve entrar pela pista de rolagem dos boxes, passar sem parar em velocidade moderada e segura retornando a pista para continuar a competir. O piloto penalizado terá três voltas para cumprir. Caso falte menos de três voltas para o termino da prova, e o piloto não cumpriu sua penalização, este terá acrescido 10 segundos ao seu tempo, sem direito a recurso.
Para cumprir o Stop and go o piloto deve entrar pela pista de rolagem dos boxes, parar o carro no seu box, o seu mecânico irá levantar o carro por 10 segundos e recolocar na pista de rolagem para retornar à pista. A Direção de Prova somente abrirá a contagem após o mecânico levantar o carro do chão e o mesmo somente poderá largá-lo após autorização da Direção. O piloto penalizado terá três voltas para cumpri-la. Caso falte menos de três voltas para o termino da prova, e o piloto não cumpriu sua penalização, este terá acrescido 10 segundos ao seu tempo, sem direito a recurso.
É proibido qualquer manutenção ou atividade no carro durante o “Stop and Go” ou “Drive Thru.”
    12.3 Desclassificação – O Diretor de prova comunicará a desclassificação se:
O piloto deixar de apresentar o veículo quando solicitado para a vistoria após as tomadas de tempo, semifinais e finais;
O piloto receber 03 Stop and go na mesma etapa;
O mecânico levar o equipamento de partida (caixa de start ou similar) para o grid de largada;
Não for efetuado o pagamento da taxa de inscrição da etapa;
Nos casos de agressões verbais descontroladas;
No caso de agressão física e/ou verbal direta, de forma suntuosa e ofensiva, a algum participante do evento, na presença de qualquer testemunha;
Nos casos de condutas irregulares intencionais e atitude antidesportiva durante a etapa;
Violar ou substituir qualquer parte do carro sem aviso e autorização da Direção de Prova;
Passar o sensor na antena de captação do sinal;
Insistir em manter o carro com algum problema técnico (Ex.: pipa solta ou quebrada, pneu rasgado ou descolado que interfira na estabilidade do carro, etc., na pista, colocando em risco a posição dos pilotos adversários.
    12.4 Suspensão – O Diretor de prova comunicará a suspensão se: houver fraude intencional do regulamento (ex: troca de carro ou chassis sem permissão da direção de prova, troca de pilotos durante o evento); ou na segunda desqualificação durante a temporada.
    12.5 Eliminação do Campeonato – O Diretor de prova comunicará a eliminação do campeonato se houver agressão física.

13. Protesto:
Somente será aceito o protesto por escrito e encaminhado em mãos ao diretor de prova. O protesto pode ser de ordem técnica ou desportiva.
Prazos para encaminhamento do protesto:
Tomadas de tempo: 05 minutos após o término.
Provas semifinais: 05 minutos após o término.
Provas finais: 10 minutos após o término.
Caberá somente ao piloto inscrito solicitar ao Diretor de Prova vistoria técnica suplementar de qualquer carro. Para isso, deverá proceder da seguinte forma:
Pagar uma taxa de três vezes o valor da inscrição da prova;
Preencher um requerimento informando o nome do piloto objeto da solicitação de vistoria.
Caso não seja procedente a reclamação, o piloto solicitante arcará com os custos da vistoria em favor do dono do carro vistoriado. (Ex: inutilização de qualquer peça, pneu, roda, motor, câmbio ou acessório do carro para que a vistoria seja procedida).
Caso seja procedente a reclamação, o Diretor de Prova desclassificará ou desqualificará o piloto envolvido, de acordo com a gravidade do fato, e o requerente não arcará com qualquer custo da vistoria, tendo o valor pago pela taxa de vistoria reembolsada.
A presença dos envolvidos durante a solicitação de vistoria e julgamento é obrigatória.
Todo protesto será respondido por escrito pelo Diretor de Prova.

14. Premiação:
A cada etapa serão premiados com troféus os 03 primeiros colocados.
No final do Campeonato os 03 primeiros colocados também serão premiados com troféus.

15. Qualquer mudança deste regulamento, só terá validade se for formalizada por adendo escrito e dado publicidade, lançado pelo representante da COMISSÃO TECNICA.

16. A comissão técnica para o ano de 2016 é composta por LUIZ SERGIO GONZAGA, EDSON NICOLA LIMA, ALEXANDRE HIRATA e AGNELO ALMEIDA.


CURITIBA, DEZEMBRO DE 2016.

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